Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Sofia


Vegetariana.
Apaixonada por animais.
Gosta de fotografia e de escrever.

Vegetarianismo: o que é?

por Sofia, em 01.10.16

Hoje, dia 1 de Outubro, é o Dia Mundial do Vegetarianismo. Não podia haver, então, dia melhor para vos falar desta dieta e estilo de vida!

 

vegetariana aos 30 -  dia mundial do vegetarianism

 

De acordo com a Associação Vegetariana Portuguesa, o vegetarianismo "é uma opção alimentar que exclui do cardápio todos os tipos de carne (incluindo aves, peixes e outros animais marinhos)" que "surgiu há cerca de 5 milhões de anos atrás" . Se quiserem pesquisar sobre o Vegetarianismo e a sua história, poderão então verificar que ser vegetariano não é uma novidade, ou então, como já me disseram, "uma moda". Sim, preparam-se para ouvir algumas pérolas! O que é normal, pois, muitas pessoas não sabem bem o que é ser vegetariano. Por isso mesmo, vou aqui explicar melhor de seguida.

 

Mais do que uma dieta alimentar, o Vegetarianismo é um estilo de vida. Há uma preocupação com a alimentação e saúde, mas também o bem-estar de outros seres vivos e com o ambiente. Tal como já vos tinha

referido no post anterior, sou atualmente, ovolacto-vegetariana. E perguntam vocês: o que é isso? Não és só "vegetariana"? Bem, na verdade existem vários tipos de vegetarianos e a sua designação varia consoante os alimentos que consomem ou, para facilitar as coisas, não consomem.

 

Que tipos de Vegetarianismo existem então? De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, os vegetarianos e o seu regime alimentar podem ser classificado em:

 

  • Ovolacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas consome leite, lacticínios e ovos.
  • Lacto-vegetariano: não consome carne nem ovos, mas consome leite e lacticínios.
  • Ovo-vegetariano: não consome carne, leite ou lacticínios, mas consome ovos.
  • Vegetariano restrito: não consome nenhum produto de origem animal.

Acrescento, ainda, numa outra categoria, separada do vegetariano restrito, o:

  • Vegano: na sua dieta alimentar não consome nenhum produto de origem animal. No seu dia-a-dia não utiliza produtos que tenham origem sofrimento de animais, nem participam em algo que gere exploração animal. Ou seja, os veganos não consomem nada de origem animal; não usam produtos testados em animais; não usam roupa de origem animal (lã, couro, seda...); não vão a jardins zoológicos, circos com animais, touradas ou outros eventos com exploração de animais; não compram animais (adotam!).

 

Estas são, então, as principais categorias em que podemos dividir o Vegetarianismo.

Se estás a pensar mudar a tua alimentação, não te preocupes, a tua vida não vai ser só "comer alface ou saladas" (algo que vais ouvir muitas vezes!). Vais comer tudo, menos carne (e peixe, insisto nisto porque nem todos chegam lá)! Se não queres deixar logo de vez os alimentos de origem animal, começa aos poucos. Um, dois, três dias por semana sem consumir carne/peixe. Num futuro post falarei sobre o que deve conter um prato vegetariano e verão que não é nada de outro mundo.

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem partilhar as vossas experiências é só deixar um comentário. Estejam à vontade.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Sofia


Vegetariana.
Apaixonada por animais.
Gosta de fotografia e de escrever.